sábado, 12 de maio de 2007

A Primeira Formação

A Treblinka nasceu da idéia inicial de Wlade Ribeiro, baixo e Sergio Belov, sax e guitarra. Convidaram Andre Urso para teclados, Ligia Gabus para a voz, Dadá para a guitarra e com eventuais colaborações de Ordep Lemos, Bateria. Essa era a banda que gravou a coletânea Rock Conexão Bahia no estúdio de Fellipe Cavaliere na Liberdade.

Abaixo, um trecho do blog associação clube do rock contando uma das estórias daqueles tempos.



http://www.accrba.com.br/pdr2005_historia.htm



“...Festival Alternativo Palco do Rock. Um dos mais expressivos festivais de rock surgido da iniciativa de músicos do estilo que reivindicavam um espaço no carnaval baiano. Em 1991 foi criada a Associação Cultural Clube do Rock com o objetivo de incentivar a cultura rocker local. Sua primeira diretoria era composta por Humberto César (Tedão), integrantre da banda Sexto Sentido, Ediomário (Tuca) da banda Razão Social e Maria Luíza, advogada e simpatizante do movimento. Muitas reuniões foram feitas com as entidades responsáveis pela organização do carnaval baiano para que as bandas de Rock tivessem seu espaço. A idéia inicial do projeto era com bandas de Rock tocando em trios elétricos, porém não obteve êxito. Em 1994, Sandra e Ray da banda Ulo Selvagem se integraram a diretoria, fazendo com que idéias novas e maduras fossem implantadas. Sandra tinha um projeto que visava a realização de um grande festival em Arembepe (praia de uma cidade próxima, Camaçari) reciclando ao grupo uma opção de obter um palco alternativo só para bandas de Rock. O projeto então foi levado ao conhecimento do Sindicato dos Músicos, e o mesmo encaminhou até a Prefeitura. Depois de muito esforço, foi aprovado na Câmara Municipal de Salvador o Projeto Alternativo Palco do Rock, criando uma categoria intitulada "bandas de Rock". Neste primeiro ano, foi realizado um concurso público desenvolvido pela Prefeitura (Emtursa), Sindicato dos Músicos e Ordem dos Músicos do Brasil na Associação Atlética da Bahia, com as bandas divididas em várias categorias: Música baiana, Samba
e Pagode, Categoria Mirim, Bandas e Fanfarras e Bandas de Rock.
A categoria "bandas de Rock" obteve inscrição de mais de 40 (quarenta) bandas para o Concurso Público obtendo espaço para 2 (duas) bandas notórias, sendo elas; Ulo Selvagem, que ficou em primeiro lugar e a The Farpa, que ficou em segundo, conquistando assim o direito de fazer duas apresentações ao lado das bandas Cravo Negro, Treblinka e Úteros em Fúria. A categoria "bandas de Rock" obteve a melhor pontuação perante às outras categorias. Ao total, foram 27 (vinte e sete) bandas de Rock classificadas para tocar no primeiro Palco do Rock, montado na Praia de Jaguaribe. Todas elas receberam um cachê que variavam entre 1.000 (mil) a 3.000 (três mil) dólares. Cerca de mais de 3.000 (três mil) pessoas compareceram diariamente. Vale ressaltar as importantes participações de personalidades neste primeiro ano: Marcos (Blackness), Toni (Chemical Death), Metal tatoo e Toni Vila Nova (The Cross ). “

3 comentários:

WILLY W disse...

Quando quiser completar a história da TREBLINKA pode entrar em contato comigo,que guardo memorias vivas dos últimos tempos da banda.....(71) 9163 3257 willywirth@hotmail.com
por ter sido vocalista e ter finalizado a gravação do disco que nuca foi editado,do qual tenho faixas em meu poder.

Dadá Jaques disse...

Willy, kd vc cara.. e kd essas gravações da Treblinka !!!! Forte abraço. dadajaques@yahoo.com.br

Luciana Denize disse...

Olá sou Luciana, moro em São Cristóvão/SE, 17 km de Aracaju,onde o Treblinka fez um show em 24/08/1991, tenho o vinil " INDUÇÃO HIPINÓTICA" autografado por Artur Ribeiro. Quero manter contato, meu e-mail: luckide37@hotmail.com (luckide37@hotmail.com -facebook)(79)88529739. Abraço!!